Um assunto pautou blogs, #nob’s e Twitter’s nos últimos dias. Tudo começou com uma ação de marketing da Coca-Cola para divulgar seu novo produto, o i9 Hidrotônico. A empresa enviou para nove blogueiros uma minigeladeira com uma garrafa da bebida e um making of do vídeo de lançamento. Foi o suficiente para a polêmica da venda de conteúdo editoral em blogs viesse à tona.
Ao anunciar o fato, o Blue Bus chamou os agraciados pela promoção de “blogs de aluguel”. E começou a treta. Os blogueiros se sentiram ofendidos. Post, twittadas e até dois blogs sobre o tema foram criados: Freelando pro Diabo e Blog de Aluguel. O Blue Bus é hoje o grande vilão da blogosfera brasileira.
A classe mostrou ser muito sensível.

O Blue Bus errou, e feio, aqui: “blog nao é um formato moderno de jornalismo?”. Não. O blog é um belíssimo meio de comunicação. Mas um blogueiro não é um jornalista e tampouco blog é um jornal. Uma pequena nota no rodapé de um impresso ainda tem mais significancia e confiabilidade - eu não disse visibilidade - do que cinco posts em blogs pessoais de não-jornalistas. O blog não é imprensa.
A acusação do termo pejorativo “blog de aluguel” é superficial e irresponsável. Conheço parte dos blogueiros que participaram da ação - Alexandre Inagaki, Bruna Calheiros, Caio Novaes, Guilherme Cury, Ian Black, Luiz Jerônimo e Nick Ellis. São blogueiros rodados, que não se deslumbram por qualquer mousepad ou frigobar de brinde. Eu tenho absoluta certeza que se o Nick, só por exemplo, achar o i9 uma grande merda, vai comentar que nunca compraria a bebida. Portanto, eles não definem o sentido de aluguel. Os blogueiros serviram como um ombudsman do produto, nada mais.
Ao mesmo tempo, alguns blogueiros precisam definir de uma vez por todas qual sua posição nesse tipo de campanha. O mesmo Rafael Ziggy que criticou o Blue Bus disse, há dois meses, sobre a ação Safari Urbano da LG: “estão querendo comprar blogueiros. mas acho mto melhor do que simplesmente dar uma esmola por um post pago” (sic). Memória curta.
Outro ponto que deve ser tocado em meio a tudo isso: qual o código de ética do blogueiro? Aliás, existe? O barato do blog é justamente ser democrático e independente. Mas a partir do momento que ele vira um meio de comunicação em massa, com blogs chegando a 100 mil acessos diários, audiência superior a um canal de tv fechada, algumas “regras” devem ser tratadas. Tal como o rádioamador, que detém uma série de normas para manter-se no ar.
O blogueiro, também, é amador. E reza a cartilha do profissional de comunicação - como bem lembra o Dahmer - não devemos nós, que trabalhamos com mídias de massa, aceitar “presentes” de empresas privadas ou mesmo “provinhas”, sob pena de perda da própria credibilidade, que é o nosso maior bem, como todos nós sabemos. Se a classe deseja se profissionalizar, nada melhor do que começar demonstrando respeito e dignidade ao leitor, o principal influenciado.
As empresas e agências não vão parar com essas ações voltadas a blogs. Acredito que a solução seria o blogueiro, após uma fase de testes e avaliações, devolver o produto à empresa. Iniciativa que uma empresa de computador fez com a Rosana Hermann, Carlos Merigo e outros blogueiros. Coisa que admito não ter feito quando participei do Safari Urbano, culpa da inexperiência e falta de princípios de outrora.
O resumo da ópera é o seguinte: a ação da Coca-Cola foi um tremendo sucesso. A bebida teve repercusão nos blogs que participaram da campanha, em outros que não ganharam nada e até em alguns portais. E em meio a toda essa paranóia, uma teoria ganha força: não seria o Blue Bus uns dos blogs envolvidos na ação?
E aqui? Será que esse post é de aluguel e eu nem sabia?
Se é assim, onde eu pego a minha geladeira?
Ironia.
O conceito de blog precisa ser revisado. Revisado e discutido. Ou uma hora perde-se o rumo e ficam os trilhos.
Blogueiro, faz-me informado. Mas faz decente. ![]()
Fred Fagundes











Sábado, 5 de Julho de 2008. às 12:17 pm
O BB no meio? Bem mais fácil do que você ganhar a sua geladeirinha! Rsrs.
Sábado, 5 de Julho de 2008. às 1:08 pm
Regras serem tratadas? Só pq os blogues tem mais de 100mil acessos diários? Um blogue é pessoal.
Se o cara quer se vender e falar bem de algo pq foi pago pra isso (não foi o caso), que fale. É pessoal. E ninguém tem que xeretar nada.
TODA INDIGNAÇÃO MORAL É 2% MORAL, 48% INDIGNAÇÃO E 50% INVEJA.
Por exemplo: meu blogue é meu. Se um dia eu tiver 1milhão de acessos por dia, não vou aceitar ninguém querendo impor regras… As regras são minhas, se alguém quer democracia, que vá pra outro lugar. Blogue não é democracia. Um manda e ponto.
Sábado, 5 de Julho de 2008. às 1:16 pm
Thiago,
Algumas palavras devem ser interpretadas. O sentido de regras citado no post não vai impedir que você publique algo. Digo “regras” no caso da publicidade.
O leitor não pode ser feito de otário. Acredito que devemos impor um limite na publicidade em blogs, assim como existe em todos os outros meio de comunicação.
Não confuda essa regra com censura. Muito menos com liberdade editorial. O blog é seu e você posta o que quiser. E, principalmente, lê quem quiser. Só devemos repensar até onde pode ir a propaganda nesse meio.
Sábado, 5 de Julho de 2008. às 1:26 pm
Não entendo essa mega importância dada pela opinião do BB a respeito dessas ações de marketing. É só mais uma, que eu particularmente, não levo muito em consideração.
Só acho que ficar criando “manifestações”, “selos” a cada crítica que recebe, é fazer birrinha.
Leio muitos desses blogs que participaram da ação, e afirmo que a opinião do BB interefe 0% no meu modo de pensar sobre elas.
Tirando a ética - vamos lá que o mínimo que as pessoas devem ter né - cada um faz o que quer com seu blog, monetiza ou não.
Na MINHA opinãi a Coca-Cola acertou, o BB falou besteira e os blogs…bom os blogs devem aprender a lidar melhor com as críticas, pois isso eles vão ter sempre. Ninguém agrada todo mundo…
Sábado, 5 de Julho de 2008. às 2:14 pm
Daniel, acredito que o problema maior surgiu quando o BB chamou os blogs que participaram de “blogs-de-aluguel”. O Cardoso até fez uma pergunta assaz interessante sobre isso: “Então se a senhora sua mãe ganha uma camiseta da Nike e a coloca ela vira uma mãe-de-aluguel?”
Sábado, 5 de Julho de 2008. às 2:21 pm
Olá.
Muito interessante a tua abordagem sobre o assunto. Fiquei sabendo do acontecido pelo Twitter. Não sei, sempre achei o blog uma ótima ferramente justamente pela liberdade que ele imprime. Eu gosto de escrever no meu blog e o faço porque nele posso falar de tudo, inclusive fazer uns jabazinhos de vez em quando. Não que essa seja uma prática comum para mim, até porque só o faço quando me identifico com o conteúdo. Não sei se concordo com as tais regras. Meu blog com certeza não recebe 100.000 visitas por dia, e se recebesse também não sei se concoradaria.
Mas parece que a guria não tem opinião sobre nada tchê? Não é isso, é que esse é um assunto que ainda tem de ser muito discutido por nós bloguiros. E tomo como prmeira pauta o seguinte: o que é um blogueiro profissional? Isso existe? Quero ser um?
Fica a dica.
Sábado, 5 de Julho de 2008. às 3:09 pm
Bota paranóia nisso! Acusações de cá de lá. Péssima a colocação do BB, totalmente lamentável.
Parece até “birra” de criança mimada essa postura do BB.
Ótimo post.
Sábado, 5 de Julho de 2008. às 3:23 pm
acho que o blog tem que ser tratado como entretenimento, não como um negócio,o blog tem que ser uma diversão tanto para o blogueiro, quanto para os leitores. Concordo com quem diz que o blog é pessoal e cada posta o que quiser, e lê quem quiser também, mas tem que ter bom senso…
Sábado, 5 de Julho de 2008. às 3:56 pm
eu to achando que isso é muito barulho pra pouca coisa. blogs hoje são um ótimo meio de publicidade, porque é algo mais pessoal. o blogueiro tem lá sua credibilidade e fala sobre um produto, diferente de uma simples propaganda que é só amostragem. a coca cola sabe disso e fez os caras falarem sobre o produto, é justo que eles fiquem com o “prêmio” ou “pagamento”. se o cara mentir no post, achar o produto uma merda mas mesmo assim falar bem, ele vai simplesmente perder sua credibilidade naturalmente, sem precisar outras pessoas falarem isso. só, ponto final.
e cade minha geladeira?
Sábado, 5 de Julho de 2008. às 4:32 pm
To fazendo descontão especial, alugo meu blog baratinho baratinho hauhauahuah
Eu não vejo problema nenhum, porque até mesmo as mídias tradicionais e “profissionais” ganham seu por fora para fazer um artigo patrocinado. Só acho que as pessoas tem que avisar quando é patrocinado e quando não é, para o leitor não ser enganado como disse o excelentíssimo dono desse blog ^_^
Sábado, 5 de Julho de 2008. às 5:36 pm
Tenho um posicionamento muito simples e direto pra tudo isso, baseado na experiência de já ter trabalhado em radio e TV. Tenho pra mim que blog é mídia(como postou Samantha Shiraishi - samshiraishi.com) e um veículo de mídia sobrevive com propagandas e ponto.
Cada veículo tem seu dono ou seu responsável que define a conduta e a linha que querem seguir.
Essa mania medíocre de se preocupar com o rabo dos outros é muito chata. Nós blogueiros temos nosso veículo e assim como programas de rádio, TV, revistas ou jornais, cada um de nós define a própria conduta e o próprio conteúdo. Ninguém tem a obrigação de ser democrático ou politicamente correto.
Sábado, 5 de Julho de 2008. às 7:42 pm
Sinceramente, a opiniao do BB nao influencia a minha nem uma vírgula sob o que penso dos blogueiros e blogs que participaram da promocao aki citados…
É óbvio que tem muito blog aí extrapolando no que diz respeito a jabá… mas cada cabeca de blogueiro, uma sentenca… e pensar que o leitor é burro pra nao reconhecer isso daí é ledo engano…
Bjks Fredito… :-***
Domingo, 6 de Julho de 2008. às 12:36 am
Parece que essa discussão foi apenas mais uma jogada de marketing de ambas as partes.
Mas falando sério, cada um faz o que bem quiser com o blog, seja ela pessoal, ou não. Acredito, que muita vezes quando os blogueiros são criticados, ou taxados de alguma forma, se cria algo bastante negativo, ocasionado longas discussões desnecessárias ao meu ver.
Domingo, 6 de Julho de 2008. às 1:55 am
a coca-cola nem deve tá amaaando isso hein rsrsrs
Domingo, 6 de Julho de 2008. às 2:23 am
Nossa ótimo post! Foi o melhor que teve sobre o tema BB….
Acho que os blogueiros de ELITE exageraram um pouco…Muito Drama para pouco caso… Colocaram até a mãe no meio..Pô colocar a mãe é mancada uAHuhAUhauHUAU!
E o BB só postou aquilo porque ficou com inveja,certeza que foi isso…Até eu fico com inveja deles !!!
Mas pensa só… Mesmo os seus blogs não serem “blogs de aluguel” vamos concordar que se uma empresa como a coca-cola(repetindo CoCa-CoLa,a empresa que inventou o PapaiNoel GORDO) envia um minifrigobar com um novo produto… isso quer dizer que eles passam a idéia de serem ótimos meios de se fazer comércio(funcional,barata e de grande visibilidade…
Se não querem isso é só não aceitar esse tipo de “presente”!
Será que eu estou errado em pensar assim !?
Será que a CocaCola na verdade é muito legal e só achou os blogs deles bonitinhos!?!!? xD
Os blogueiros de elite tem uma ferramenta nas mãos e talvez não se deram conta do quão grande ela é…
Viraram formadores de opinião… e isso traz algumas responsabilidades,acho eu…
Lembrem-se do Homem Aranha UHAuaUAhAUauhuAuHAuH!
Domingo, 6 de Julho de 2008. às 5:28 am
DE ACORDO COM O CONTRADITORIUM… TODO BLOGUEIRO Q ACHAR O PRODUTO UMA MERDA OU VAI FALAR OU “… vai preferir não escrever sobre o assunto.”
blogueiro de aluguel! pq se o produto for uma merda, q aquele q recebeu o “brinde” DE SUA OPINIAO!!!!!!!
MORTE AOS BLOGS CAPITALISTAS!!!!!!!!
Domingo, 6 de Julho de 2008. às 10:09 am
Para mim, esta ação da Coca Cola nos blogs tem a mesma importância que um os informes publicitários veiculados em jornais e revistas (guardadas as suas diferenças, claro). Ou seja, desde que o blogueiro deixe claro que recebeu em mãos o mimo, não vejo problema algum, ainda mais se for um blog de publicidade, como o meu.
Quase 100% dos nossos posts falam de ações e propagandas que são realizadas ao redor do mundo. Se a campanha envolve o nome/blog da pessoa, pq ele não pode comentar?
Domingo, 6 de Julho de 2008. às 4:03 pm
Como blog é um espaço pessoal, o blogueiro faz o que quiser dele. Só acho que o blogueiro tem que ser no minimo justo com as pessoas que o visitam e não fazer publicidade de produtos que sejam porcarias.
Domingo, 6 de Julho de 2008. às 7:39 pm
Minha opinião é a de que as pessoas não são obrigadas a entrar em blogs, e podem claro, pular qualquer artigo escrito se não quiserem ler. Também não vejo essa ação “diabólica” da Coca-Cola usando os blogs”-de-aluguel” para enganar as pessoas, porém, como cada um pensa de uma maneira… E muitas pessoas são influenciadas pelas opiniões dos outros, vamos falar do BB.
Blue Bus… Não é a toa que seja “comandado” por dois jornalistas daqueles que conhecemos bem, que se acham críticos (apenas se acham) e claro, também não me impressiona que a “biografia” que os dois têm… Um já começa se explicando choroso do porque ele é recebido de tal forma pelas pessoas que passam por seu blog (vou chamar de blog, pois ainda não identifiquei o que é aquele site) e se vangloria pela sua grande (irn) obra que é o bb; e a outra já vem com sua “história” que é intitulada como “A internet acabou com o amanhã”… A história, apesar de não ter muito a ver com o título apocalíptico, era de se esperar, vem cheia de opiniões próprias, com propagandas do bb no meio e com um final que te faz pensar com um tom irônico: “Poxa, que novidade, parabéns campeão”… O blue bus não é nada mais do que um projeto de pessoas carentes por reconhecimento que usam o melhor jeito de conseguir leitores, criticando qualquer coisa que aparece principalmente coisas que vão ter pessoas ou empresas “grandes” no meio. Porém temos sempre um trouxa metido a filósofo que dará audiência e reconhecimento para essas coisas.
Se uma coisa não dá o sucesso esperado em 12 anos, é melhor rever sua estratégia, ou mudar de profissão.
Abraços
Domingo, 6 de Julho de 2008. às 11:41 pm
Isso tudo é ridículo. O próprio termo “classe blogueira” é ridículo. Muitos agem como sindicalistas defendendo sua classe trabalhadoras.
Fred discordo de voce sobre qualquer “regra” a ser aplicada e acho que a única regra válida na internet é a do bom senso.
Um blog 100% lucrativo seria aquele que contém 100% de publicidade. Mas como teria 0% de leitores não daria muito certo.
Um blog com 0% de publicidade seria o mais agradável mas reconhecimento não enche barriga e toleramos que os blogueiros coloquem aquelas barrinhas chatas dos ad’s do google e alguns posts publicitários que não somos obrigados a abrir. Eu disse “toleramos” quando a coisa passa do ponto o blog naturalmente perde leitores e o blogueiro se toca que tá fazendo merda.
Tudo na internet tende ao equilíbrio, essa é uma regra universal e explica porque a internet não implodiu no completo caos.
O BB pra mim nem blog é, e isso me cheira a invejinha misturada com esquerdismo. Quem não ficaria feliz em receber um presentinho da Coca-Cola? Vai de cada blogueiro como vai comentar o fato, se vai puxar o saco da Coca, se vai falar que a bebida é um horror (ou não) ou se vai aceitar o presentinho e nem tocar no assunto (que se foda a Coca).
A eles não cabe nenhuma crítica. Blog não é jornalismo, blogs não tem leis (exceto a da seleção natural de Darwin) - excluindo quando se entra na ilegalidade - cada um faz o que quer, pois essa é a graça do blog.
Um abraço ao fred pelo excelente blog, nem abro mais o JB (seleção natural)…
Segunda-feira, 7 de Julho de 2008. às 1:25 am
Tenho uma lista de Blogs que não entro mais por terem me tratado como otário:
Jacaré Banguela
Brogui
Bobagento
Ahtrineh
Gosto de atitudes como a do Sedentario, que coloca ações de marketing com a tag PUBLICIDADE.
O que inclusive me faz ler o anúncio. Agora entrar num video, que parece algo interessante… e depois perceber que é propaganda… não eh por isso que eu visito aquele blog…
Não vejo problema divulgar produtos no site, desde que fique claro que é propaganda.
Isso é ser ético.
O que acho mais engraçado é que este blogs líderes em acesso, seguidamente mencionam ser os novos jornalista. Que a imprensa é um dinossauro.
Mas é só aparecer uma empresa oferecendo um esmolinha… e eles se vendem.
Já disse isso antes: Fred tu é cara!
Segunda-feira, 7 de Julho de 2008. às 2:07 am
Acho que uma visão simples do que acontreceu, eu estava viajando nem soube nada aqui foi o primeiro e único lugar que estou lendo sobre isso. É que como muitos falaram, o Blog é um espaço livre. E como é utilizado esse espaço é um “problema” do autor do mesmo. Sabemos que hoje em dia existem aquelas pessoas que tem o blog como uma ferramenta de trabalho. Assim como uma revista por exemplo. E para isso precisam de publicidade. Concorda que não precisamos ser avisados que é um comercial quando no meio da veja tem uma loira deliciosa bebendo uma skol e falando que é GOSTOSA.
Eu acho que sobre a questão levantada pelo Fred e acho que ele até concordará: é que a visão dele é parcial. Não digo errada, mas ele tá vendo o jeito que ele tem pra ele como um blog deveria ser. Aquele espaço aonde a pessoa comenta coisas simples com o seu toque especial, aquele blog moleque, cheio de ginga.
Como tudo nesse mundo somos fontes da nossa super-esposição. O que está super-esposto ganha contornos lucrativos.
Eu gostava da época dos blogs em preto e branco
PS: Fred, não se sinta mal não… Me manda seu LG viewty que eu juro que seu peso na consciencia sumirá^^ Carregarei este fardo pra ti.
Segunda-feira, 7 de Julho de 2008. às 9:16 am
Opa Doctor,
Cuidado com as palavras, quem vê assim, até pensa que ele ainda tem o LG.
Segunda-feira, 7 de Julho de 2008. às 11:05 am
Saudoso LG… que deus o tenha!
Segunda-feira, 7 de Julho de 2008. às 11:05 am
Saudoso LG… que deus o tenha!
Segunda-feira, 7 de Julho de 2008. às 12:22 pm
O Tangerina tem os comentários mais inteligentes da blogosfera.
Valeu, pessoal!
Segunda-feira, 7 de Julho de 2008. às 1:31 pm
Ahhhh…..
/snifffffff bem tentar num tira pedaço né Gra =D
Bem…. to numa curiosidade pra saber o que houve com o tadinho do aparelhin
Segunda-feira, 7 de Julho de 2008. às 3:56 pm
Foi um tal de olho gordo! Conhece?
auhauhahauauhauhuahuahuahauh…
Segunda-feira, 7 de Julho de 2008. às 4:48 pm
Fred, te convidei pra um MEME no oiamãe….te avisei por orkut e agora por aki…
abraços
Segunda-feira, 7 de Julho de 2008. às 5:31 pm
Dá até gosto de postar aqui
Segunda-feira, 7 de Julho de 2008. às 5:53 pm
Complicado.
Estipular normas éticas é bem complicado em se tratando de blogs, porque se eu quiser ir no meu e postar qualquer coisa, eu vo e faço, ninguém vai me impedir e é até meio dificil ter moral para me julgar.
Acho que isso varia de cada um. Quem tem um blog bem acessado sabe como é o assédio das agências de publicidade. Não condeno quem fez a ação da coca-cola.
Quem deve julgar se o blog está perdendo a linha e “se vendendo” são os leitores, que aos poucos vão parando de ir com regularidade ao site em ações individuais que pode abrangir uma grande porcentagem dos acessos do blog, e cabe ao blogueiro se ligar e tentar eliminar os ecessos.
Enfim, é bem complicada essa questão.
Coca-cola, convida el o/
Quarta-feira, 9 de Julho de 2008. às 2:21 pm
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/07/08/profissionais-defendem-acao-da-coca-com-blogueiros/
Quinta-feira, 17 de Julho de 2008. às 4:03 am
Por que montar um blog?
Satisfação pessoal?
Talvez no início…
Fama com as menininhas da faculdade?
Se você ainda tiver 18 anos.
Interesse comercial?
Provavelmente.
Quer vender espaços no teu blog? Tudo bem, ele é seu…mas não me venha com esse papinho de ‘blog pessoal’ pra escrever besteiras e ‘blog profissional’ pra vender produtos.
DECIDA-SE!!!! Ou você é um ou você é outro!!!
Lembre-se que ninguém pode te censurar por você ‘viver do teu blog’, mas você também não pode ficar ofendido/brabinho/rodar a baiana/reclamar pra mamãe/xingar o amiguinho no Twitter quando um terceiro qaulquer “contar” pra imensa Rede que você vive disso…afinal, você é um profissional, não é?
Confesso que parei de acessar diversos blogs por causa das propagandas…
Porque é sempre o mesmo papinho: ‘não vai mudar nada’, ‘aqui não tem censura’, ’só indico produtos bons’.
Mas depois de um tempo…
Segunda-feira, 21 de Julho de 2008. às 5:31 pm
1. Penso que toda iniciativa voltada para a divulgação dos Blogs é bem vinda, visto que, os blogs, a meu ver serão no futuro próximo o palanque das discussões das grandes questões que permeiam a história da humanidade no espaço /tempo, onde a argamassa do pensamento humano será problematizada de forma abusiva, intensiva, contínua, dentro de parâmetros, muitas vezes diametralmente opostos, para um mesmo foco. Entendo que essa visão de futuro é por demais oportuna, pois o filtro ideológico de cada ser humano com certeza ficará mais aprimorado e a epistemologia genética da humanidade mais elastecida. Porém se existe grandes marcas do capitalismo interessada em divulgar seu produto, entendo como um ato positivo e Louvável, pois a internet deve atender a todos os segmentos da sociedade, o direito de todos de expressar suas opiniões, sugestões, comentários é tão somente a expressão da liberdade plena. Não vejo por que a resistência, pois os blogueiros serão sempre maioria, não uma maioria simples, não uma maioria aritmética, mas uma maioria atuante, combativa, atuante, mas com certeza uma maioria democrática. Assim compreendo que devemos primeiro “esperar as águas baterem para que todos nós possamos estudar as espumas”
Luiz Domingos de Luna, Mestre de Ordem, Ordem Santa Cruz-Penitentes-forania de Aurora ceará aos 21 dias do mês de Julho,2008
http://www.revistaaurora.com